O fazer com as mãos - Liberdade de movimento - Impacto positivo - Valorização do local

O fazer com as mãos

A estamparia botânica aplicada nos tecidos é feita à mão, de forma artesanal pela idealizadora e designer têxtil da Tintórea, Joana Aesse.

 

Cada planta utilizada na composição da estamparia possuí particularidades: seu pigmento, seu formato, minerais, taninos, belezas e imperfeições, que preenchem o tecido com singularidade, eternizando sua história.

Também valorizamos o fazer com as mãos, resgatando trabalhos manuais como o tricô, através de parcerias com artesãs locais que tecem as peças de forma manual, utilizando fios de algodão reciclado. 

Respeitar o tempo do trabalho manual e o tempo de realização de cada etapa é muito importante para nós. Valorizar o processo. Desta forma pensamos ser possível pararmos para prestar atenção na forma como produzimos e consumimos.

Liberdade de movimento

Nossas peças são construídas através de uma modelagem simples, que busca conforto e praticidade, permitindo uma liberdade de movimento.

Tecido leve, com toque suave e macio, respeitam a transpiração da pele.

Algumas peças acompanham uma faixa de tecido, para criar diversas formas de amarração.

Impacto positivo

Nosso processo de estamparia utiliza matéria-prima biodegradável e de fonte renovável como folhas, cascas e sementes. A estamparia botânica é uma alternativa ao tingimento químico convencional, que utiliza corantes sintéticos altamente tóxicos durante o processo de coloração.

Nossos tecidos são produzidos na indústria nacional e possuem selo de sustentabilidade reconhecido internacionalmente.

As roupas entram em contato prolongado com a pele, produtos químicos tóxicos são frequentemente absorvidos através dela. Ao comprar roupas estampadas com plantas e que utilizam tecidos produzidos com responsabilidade, você estará apoiando um processo que é gentil com sua pele e com o meio ambiente.

Valorização do local

Todo o processo de desenvolvimento das peças são realizados na cidade de Porto Alegre, no sul do Brasil.

 

Utilizamos matéria-prima local: as plantas para a composição das estampas e tecidos da indústria brasileira com selo de sustentabilidade.

 

O fechamento das peças é feito em parceria com costureiras locais, assim como as artesãs que tecem o tricô.

Para nós é muito importante olhar para o que está ao lado e ajudar a desenvolver o mercado local e nacional.